Destaques

Novo ambulatório do pé diabético já está em funcionamento na Policlínica de Mangabeira

A Prefeitura de João Pessoa está ampliando a assistência para pessoas com diabetes na Rede Municipal de Saúde e, desde o início deste mês, está em funcionamento o novo ambulatório do pé diabético na Policlínica Municipal de Mangabeira. O serviço conta com uma equipe multiprofissional preparada para oferecer um atendimento especializado.

De acordo com a diretora de Atenção à Saúde de João Pessoa, Alline Grisi, a ampliação da assistência, que acontece também na Policlínica da Pessoa Idosa, vai além de abrir um novo serviço para este público. “O atendimento do ambulatório do pé diabético, serviço fundamental no tratamento de pessoas diabéticas com ferimentos nos membros inferiores, acontece de maneira interligada à assistência prestada pelos profissionais especialistas”, afirmou.

Além do atendimento de enfermagem oferecido no ambulatório do pé diabético, a assistência aos pacientes com diabetes abrange também as consultas com nutricionista e endocrinologista. Caso seja necessário consulta com cirurgião vascular, o atendimento é realizado por meio de regulação para outro serviço da Rede Municipal.

Uma das usuárias do serviço é Luzineide Pinheiro, 62 anos, diagnosticada com diabetes há 30 anos. Ela começou a ser atendida no ambulatório desde o início do funcionamento. “Venho duas vezes por semana para fazer os curativos e estou gostando muito do acompanhamento de toda a equipe, desde o vigilante até a enfermeira”, elogiou.

A assistência para diabéticos na Policlínica de Mangabeira acontece de segunda a sexta-feira, sendo nas segundas e sextas das 13h às 17h e nas terças, quartas e quintas das 7h às 17h. Para ter acesso ao serviço, o usuário deve se dirigir primeiramente à sua Unidade de Saúde da Família (USF) de referência, que fará o encaminhamento para o serviço especializado.

“O usuário vem encaminhado da atenção básica, avaliado, atendido a primeira vez e agendado internamente para ser acompanhado de forma que tenha os cuidados paliativos até alta da enfermagem”, explicou A diretora geral da Policlínica de Mangabeira, Danielle Mello.

Serviço – Já no ambulatório do pé diabético da Policlínica da Pessoa Idosa, o atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. O acesso ao serviço segue acontecendo via atenção básica, mas o usuário também pode realizar a marcação diretamente no serviço, através do telefone: 83 98113-6712. O horário para ligações é das 8h às 10h30 e das 13h às 15h.

“É importante destacar que, apesar do serviço funcionar na Policlínica do Idoso, a assistência é voltada a todas as pessoas diabéticas, independente da idade”, destacou Alline Grisi.

Pé diabético – O pé diabético é uma série de alterações que podem ocorrer nos pés de pessoas com diabetes não controlada. Entre as complicações mais comuns estão infecções ou problemas na circulação dos membros inferiores, provocando o surgimento de feridas que não cicatrizam nos pés. Essas feridas precisam ser tratadas o quanto antes, uma vez que podem evoluir e ocasionar a amputação, internação e até óbito.

Os principais sintomas são formigamento, perda da sensibilidade local, dores, dormência, sensação de agulhadas, queimação nos pés e nas pernas, além de fraqueza nas pernas. Para prevenir, é importante examinar os pés diariamente e avisar ao médico imediatamente sobre eventuais alterações, manter os pés sempre limpos, usar alicate ou tesoura apropriado para cortar as unhas, evitar pedicure e dar preferência a podólogo, usar calçados fechados e confortáveis, entre outros cuidados.

Texto: Thibério Rodrigues
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Ivomar Gomes