Durante dois dias, o presidente do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), conselheiro Nominando Diniz, esteve percorrendo municípios no alto sertão paraibano fazendo visitas técnicas para conhecer as ações que estão sendo desenvolvidas, instalações e funcionamento de escolas públicas (municipais e estaduais) hospitais, unidades de saúdes, creches e obras públicas. Além de orientar e capacitar gestores públicos e sociedade para o uso das ferramentas de acompanhamento de gestão do TCE.
O Programa TCE Itinerante, lançado, nesta gestão, já visitou mais de 80 municípios com o objetivo de levar a Corte de Contas ao interior do Estado e promover maior aproximação junto aos jurisdicionados e a população.
Em todas escolas visitadas, o presidente do TCE conversou com diretores, professores e alunos para conhecer todos os problemas e também boas práticas que são estão sendo desenvolvidas.
“As nossas visitas servem para aproximar cada vez mais o Tribunal de Contas das gestões e da sociedade e também orientar . O TCE cumpre o seu papel pedagógico. Levar conhecimento para ajudar os gestores”, destacou Nominando. Ele disse que a finalidade é conhecer e saber se as ações estão chegando à população.
Na terça-feira (08), o presidente do TCE-PB, acompanhado do conselheiro André Carlo Torres Pontes, auditores do controle externo e assessores do TCE, visitou os municípios de São João do Rio do Peixe, Poço Zé de Moura, Joca Claudino, Poço Dantas, Bernardino Batista e Uiraúna.
Na terça-feira à noite, Nominando Diniz proferiu uma aula magna para alunos da Faculdade Católica de Cajazeiras com o tema, “Atuação do Tribunal de Contas no Controle Externo da Gestão Pública”.
E para encerrar a programação em Cajazeiras, aconteceu , na quarta-feira (09), uma apresentação, no auditório da sede da OAB (Subseção Cajazeiras), dos Sistemas Sagres e Tramita – ferramentas do Tribunal de Contas que fazem o acompanhamento da gestão dos recursos da sociedade.
A capacitação foi realizada pelo diretor de Tecnologia da Informação, Ed Wilson Santana, com a participação do auditor de controle externo, Dalton José dos Anjos Silva.
Na sede da OAB, com auditório lotado, a abertura do evento foi realizada pelo o conselheiro André Carlo Torres Pontes, depois da saudação das boas-vindas feita pelo advogado Ednelton Jone Bento Pereira( Presidente da OAB – Cajazeiras).
“O objetivo é ampliar o conhecimento dos gestores públicos sobre o uso de ferramentas eletrônicas do TCE, pioneiras entre os Tribunais de Contas do Brasil”, destacou Nominando Diniz.
Também comtemplado com a visita do Programa TCE Itinerante, o prefeito de Poço Dantas, Itamar Moreira, enalteceu a ação. “Ressalto aqui a importância dessas visitas, onde o TCE mostra mais uma vez que não tem ação punitiva, que seu trabalho é de orientação e parceiro das gestões públicas. Só ajuda para que as prefeituras possam primar pela eficiência e façam um trabalho com responsabilidade”, reconheceu o prefeito.