Câmaras

Vereadores de Campina aprovam mais de 500 requerimentos na sessão desta terça-feira

Nesta terça-feira (8) a 73ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande realizada em formato híbrido foi presidida por Marinaldo Cardoso (Republicanos) e Alexandre Pereira (UNIÃO) e secretariada por Carol Gomes (UNIÃO) e Jô Oliveira (PCdoB). A sessão contou com a participação de 21 vereadores que aprovaram 539 requerimentos.

TRIBUNA
Anderson Almeida (MDB) na Tribuna ele foi solidário com os jornalistas Milton Figueiredo e Geovane Santos, além de outro cidadão campinense, que foram processados pela Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), após publicar nas redes sociais opiniões sobre a atuação do órgão. O vereador disse que a gestão municipal não aceita o contraditório e opiniões adversas e relembrou que o vice-presidente do SINTAB, Giovanni Freire, também foi processado, quando emitiu opinião sobre a Secretaria de Administração. Anderson destacou que a gestão não irá silenciar a população.

Ivonete Ludgério (PL) falou a respeito de uma preocupação com o Distrito de São José da Mata, uma informação que recebeu referente à possibilidade de transferência do Lar do Garoto para as dependências da antiga Escola Cenecista, localizada na área central do Distrito. A vereadora disse que protocolou um requerimento solicitando audiência para confirmar a ação. Caso seja uma informação verídica, a vereadora disse que juntamente com a população irá fazer uma mobilização para que não aconteça.

A justificativa da posição contrária da vereadora e da população do Distrito advém do fato da antiga escola ser um prédio histórico da cidade, ao lado da Escola Estadual e de uma Escola Municipal e nas proximidades de mercados. Ivonete disse que é necessário um espaço amplo para os jovens da instituição do Lar do Garoto, para que eles possam trabalhar e de fato serem ressocializados.

Anderson Almeida (MDB) disse que se acosta as palavras da vereadora Ivonete no sentido de ser contra a transferência do Lar do Garoto para São José da Mata, no entanto acredita que a informação não procede e que vai procurar informações, e caso seja verdadeira será contra a mudança.

Pimentel Filho (PSD) retornou ao tema trazido pelo vereador Anderson Almeida e disse que apenas diante das reclamações a Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP) tomou providências. Além disso, acrescentou que discorda de que as pessoas que reclamem sejam processadas.

Ele ainda pontuou a importância da instalação de lombadas eletrônicas em locais com altos índices de acidentes, no entanto, lombadas escondidas causam apenas multas. Pimentel falou da importância de placas que informem a proximidade de lombadas, visto que a arrecadação passou de 6 milhões, para 12 milhões, virando uma indústria e deixando de cumprir o seu papel de redução de acidentes e educação de trânsito.

Sobre a transferência do Lar do Garoto para o Distrito de São José da Mata, informação da vereadora Ivonete Ludgério, disse que não há registros de intenção do governo do Estado sobre a ação, mas irá entrar em contato com o secretário de Segurança Pública para saber a respeito e que ela poderá contar com o seu apoio.

Janduy Ferreira (PSDB) trouxe para CASA requerimentos que solicitam limpeza e capinagem de alguns pontos da cidade de Campina Grande, onde as pessoas descartam lixos de maneira irregular e registrou a capinagem realizada neste sábado, no Canal de Bodocongó, na extensão da rotatória do Bairro das Malvinas. Ele ainda enfatizou a ação da população de descarte de lixos em locais incorretos e informou sobre a obrigatoriedade da limpeza por parte de proprietários de terrenos. Em caso de não limpeza, o vereador pontuou que seria necessário a Prefeitura realizar a notificação dos cidadãos proprietários.

Rostand PB (PP) trouxe explicações e informações sobre o resultado final do processo em que o vereador foi processado, após realização de uma pauta política. Ele disse que pagará um salário e meio para encerramento do processo. O fato aconteceu após o vereador gravar uma pauta em um terreno que seria utilizado como campo de pelada, mas que o proprietário havia proibido a utilização do local. Rostand questionava a posse do terreno e disse que a Prefeitura deveria dar explicações, visto que seria mais um espaço em que o uso para a prática do esporte seria inviabilizado. Por fim, Rostand colocou que discorda do processo, visto que era apenas uma pauta do parlamentar, mas que o mesmo cumprirá suas obrigações judiciais.

Alexandre Pereira (UNIÃO) fez o registro de comemoração dos 90 anos de idade do senhor Edmilson de Souza Ramos, conhecido como Didi da Banca. O vereador destacou que ele tem uma história importante no município de Campina Grande, auxiliando no crescimento da cidade e mencionou sua atuação no ramo de segurança eletrônica, prestação de serviço e também de carro forte.

De acordo com o vereador, as empresas de seu Didi já estão ultrapassando os limites da Paraíba, chegando ao Sul e Sudeste do país. O homenageado é oriundo da cidade de São João do Cariri e segundo Alexandre, trabalhou por muito tempo no bairro da Bela Vista, crescendo através do seu trabalho e dedicação. Além disso, ele ressalta a generosidade do senhor Edmilson, onde ele pode presenciar em diversas ações práticas.

Olimpio Oliveira (UNIÃO) solicitou um aparte e acrescentou que muitos dos armazéns da Feira Central eram alugados por ele, gerando emprego para muitas pessoas e sustentação para a feira. Além disso, Olímpio citou também Arlindo, sogro do vereador Luciano Breno, que juntamente com o senhor Didi da Banca, ajudou muitas pessoas na Feira Central, pela vontade genuína de ajudar.

Luciano Breno (PP) disse que pode conhecer de perto a generosidade de ambos e que fica feliz pela história de seu Didi e do seu registro de aniversário de 90 anos.

Marinaldo Cardoso (Republicanos) compartilhou do mesmo pensamento do vereador Alexandre e que falou com orgulho sobre a amizade com Seu Didi, além de relembrar ações que o mesmo já realizou em prol de outras pessoas. Um homem exemplar e generoso, um exemplo de dignidade para todos nós. Ele merece todas as honrarias desta CASA.

Pimentel Filho (PSD) também solicitou um aparte, e falou sobre a amizade do seu pai com Seu Didi, destacando que ambos são de origem humilde e que Seu Didi, foi um dos auxiliares do seu pai e do senhor Arlindo.

Alexandre Pereira (UNIÃO) concluiu a sua fala relembrando que sua primeira casa foi dada pelo senhor Edmilson, o salvando da fome e da miséria. Além disso, registrou que muitas vezes a classe política não reconhece a história desses três homens, mas a Casa de Félix Araújo reconhece a história do seu Didi da Banca e estará levando o voto de felicitações para o homenageado, assinado por todos os parlamentares.

MINUTO DE SILÊNCIO
A vereadora Fabiana Gomes (PSD) pediu um minuto de silêncio em memória póstuma pela morte da senhora Antônia Bezerra Teixeira, que era esposa de Paulo Teixeira.

Olimpio Oliveira (UNIÃO) acrescentou o nome do senhor Valmir de Oliveira Lima, tio de Lindemberg Patrício, o vereador falou dos oito anos no leito, e do legado que ele deixou.

Janduy Ferreira disse que conheceu Val no bairro de Rosa Cruz em 1996 e lamentou a sua morte.

Ivonete Ludgério além de se acostar aos colegas, ela acrescentou o nome de Luiz Lira, filho da professora Iara, ele foi vítima de um câncer. Eva Gouveia, se acostou a Ivonete, Olimpio e a Fabiana.

CONVITE PARA SESSÃO SOLENE
Marinaldo Cardoso (Republicanos) e Jô Oliveira (PCdoB) convidaram os parlamentares para participarem da Sessão Solene que será realizada hoje à noite, da entrega de honrarias aos senhores Coronel Marcelo Augusto de Araújo Bezerra – comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba e Coronel Lucas Severiano de Lima – Subcomandante Geral do Corpo de Bombeiros, de autoria do ex-vereador Anderson Maia e da vereadora Jô Oliveira (PCdoB). Jô acrescentou que para além da entrega das honrarias, a sessão também terá uma atividade conjunta do Corpo de Bombeiros de Campina Grande, em comemoração ao aniversário da corporação.

VOTAÇÃO REQUERIMENTOS
Foram aprovados 539 requerimentos, entre moção de aplausos, e requerimentos com diversas solicitações de ações para a cidade.

O presidente Marinaldo Cardoso encerrou os trabalhos convidando os vereadores para a sessão ordinária desta quarta-feira (9), a ser realizada em formato híbrido a partir das 9h30.

DIVICOM/CMCG