DestaquesParaíba

UFPB sedia I Encontro de Engenharias nesta quinta (27)

Evento vai abordar novos olhares sobre o saneamento básico

Com o tema “Um novo olhar sobre o saneamento básico”, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) recebe, na tarde desta quinta-feira (27), o I Encontro de Engenharias. O evento é voltado para os estudantes dos cursos de Engenharia e ocorre no auditório do Centro de Tecnologia (CT), no Campus de João Pessoa.

O Encontro é organizado pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental – Seção Paraíba (ABES-PB), com a parceria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Paraíba (CREA-PB) e da Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). A participação é aberta ao público em geral, sem necessidade de inscrições.

Na mesa de abertura do evento, estão confirmadas as presenças dos presidentes da CAGEPA, CREA-PB e ABES-PB, Marcus Vinícius Fernandes Neves, Hugo Barbosa de Paiva e José Dantas de Lima, respectivamente, além da Vice-Reitora da UFPB, Professora Liana Filgueira.

Também pela UFPB participam da mesa de abertura a coordenadora da graduação em Engenharia Ambiental, Professora Aline Remígio, e o coordenador do curso de Engenharia Civil, Professor Pablo Brilhante.

A programação do evento conta com palestras de George Cunha, ex-presidente da CAGEPA, e de Laudízio Diniz, atual coordenador da Unidade Implementadora de Projetos da mesma companhia. Os professores Tarciso Cabral e Cláudia Coutinho, ambos do Departamento de Engenharia Civil e Ambiental (DECV) da UFPB, também falam aos participantes.

Nessas palestras, serão abordados os quatro pilares do saneamento básico – abastecimento de águas; coleta e tratamento de esgoto; manejo de resíduos sólidos e drenagem pluvial urbana – com o objetivo de capacitar e tirar dúvidas dos presentes sobre a realidade do saneamento no estado.

Veja a lista completa das atividades do evento a seguir:

Programação – I Encontro das Engenharias

14h – Mesa de abertura

14h20 – ABES Paraíba

14h30 – Palestra: Um olhar sobre o abastecimento de águas metropolitano (Dr. Laudízio Diniz)

15h10 – Palestra: Case João Pessoa – aproveitamento de cavas de calcário para tratamento dos efluentes de esgotos (Dr. George Cunha)

15h50 – Debate

16h20 – Palestra: A sustentabilidade na gestão de resíduos sólidos (Dra. Claudia Coutinho)

17h – Palestra: Drenagem urbana na cidade de João Pessoa: características e perspectivas (Dr. Tarciso Cabral)

17h40 – Debate

18h00 – Encerramento

Texto: Vinícius Vieira
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB