EducaçãoEducação

UFPB realiza formação em mediação cultural para museus da instituição

A mediação cultural em museus, acervos e coleções de natureza artístico-cultural e científica é fundamental para o desenvolvimento de instituições ligadas à memória e ao patrimônio cultural. Na busca por qualificar a atuação nos equipamentos culturais da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Pró-reitoria de Extensão (Proex), por meio da Coordenação de Extensão Cultural (Coex), realiza, em 12 de setembro, a segunda edição da oficina “Mediação Cultural em museus e coleções universitárias: introdução à Educação Museal”.

A oficina será ministrada pela museóloga Maíra Dias (Coex), da Coex, às 13h30, no Auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). As inscrições podem ser feitas pela plataforma do Sistema Integrado de Gestão de Eventos (SIGEventos), até 11 de setembro.

Segundo a museóloga Maíra Dias, a realização da segunda edição da oficina foi motivada pela necessidade de nivelamento dos novos mediadores que os espaços conquistaram, bem como a demanda pela oportunidade de refletir sobre os mesmos temas com outras abordagens, incluindo a aproximação com os temas da Primavera de Museus 2023.

“Essas temáticas ligadas à diversidade merecem este momento de reflexão para alinharmos a prática de mediação nos espaços museais da UFPB ao posicionamento necessário frente a estas questões a partir dos valores democráticos da nossa instituição”, explica a museóloga.

Para ela, a discussão dos temas a serem tratados na oficina são fundamentais, emergentes e necessários, mas também muitas vezes delicados, por isso é importante a participação dos mediadores dos equipamentos culturais, pois são eles que fazem o atendimento ao público.

A oficina é fruto do projeto “Circular Cultural – Roteiros de Visitação da UFPB” e ocorre no contexto da realização da 17ª Primavera dos Museus, do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM). O projeto é coordenado por Maíra Dias e Alexandre Santos, servidores da Coex/Proex. A oficina busca contribuir para o aprimoramento da mediação cultural desenvolvida pelos equipamentos culturais da instituição, colaborando com a avaliação, organização e qualificação das abordagens pedagógicas e práticas educativas. Serão abordados conteúdos teóricos, técnicos e um conjunto de indicações de boas práticas.

Ministrante – Maíra de Oliveira Dias é museóloga, pedagoga, especialista em Arte, mestre e doutora em Ciências das Religiões. Atua como educadora em museus desde 2008, mediando visitas e pesquisando em diversas instituições como Museu-Casa de Rui Barbosa, Fundação Bienal do Mercosul, Museu de Arte Moderna-RJ, e coordenando a equipe de mediadores da exposição Helio Oiticica – Museu é o Mundo. É autora da monografia “Paulo Freire e a dimensão educativa dos museus: ideias para orientar a prática” (UCAM/2012) e em 2020 publicou “Liberdade, esperança, luta, utopia: Paulo Freire e a educação contra-hegemônica em museus” no Caderno Flacso Museus e Educação. Foi membra da REM-RJ entre 2008 e 2011, e desde então integra a REM-PB sendo atualmente integrante de seu conselho gestor. É servidora da UFPB, lotada na Coordenação de Extensão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão – Coex/Proex.

Texto: Alexandre Santos
Edição: Aline Lins
Foto: Angélica Gouveia
Ascom/UFPB