O workshop foi dividido em dois módulos. No primeiro, intitulado “Guia para a competitividade e promoção internacional”, os mediadores apresentaram as principais tendências para qualificar a oferta de experiências nos destinos turísticos. Já o segundo módulo teve como tema “Acesso aos mercados internacionais”. Os participantes tiveram a oportunidade de aprender sobre canais de venda no exterior, construção de personas, formação de redes, mobilidade e ferramentas disponibilizadas pela Embratur. Além disso, foram disponibilizados materiais sobre Gastronomia, e Sustentabilidade Sociocultural e Ambiental.
A formação foi mediada por Paulo Albuquerque, assessor da gerência de Sustentabilidade e Ações Climáticas da Embratur; e Mateus Alves, assessor da Gerência de Experiência e Competitividade Internacional da Embratur.
“O workshop é focado para o aumento da competitividade da promoção do turismo internacional. Os dois módulos estão separados em oito tendências, sobre o que está acontecendo no mundo do turismo internacional, da sustentabilidade e do design de experiência de turismo. Então a ideia foi mostrar como implementar as tendências”, comentou Paulo Albuquerque.
Para Ferdinando Lucena, presidente da PBTur, investir na capacitação do trade turístico paraibano é sempre necessário. “O workshop trouxe elementos para melhorar a qualidade dos serviços que serão ofertados aos turistas estrangeiros e brasileiros”, ressaltou.
A iniciativa deverá se estender a todos os estados brasileiros.