Na ocasião, haverá a distribuição de sacolas biodegradáveis, mutirões de limpeza, orientações sobre o descarte correto do óleo, blitz ecológica, orientações sobre a proibição de canudos plásticos e outras práticas educativas ambientais.
O projeto atua com práticas de educação ambiental nas praias paraibanas envolvendo ações de conscientização voltadas para banhistas e proprietários de bares e restaurantes de toda a costa litorânea. As abordagens educativas serão realizadas até o mês de fevereiro em toda a costa paraibana.
O objetivo do projeto é orientar os banhistas e profissionais marítimos a práticas que visam à sustentabilidade do bioma marinho e à diminuição de resíduos sólidos no ecossistema.
Para o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, preservar este bioma é primordial para que as praias continuem limpas em todo o litoral paraibano. “É fundamental realizar ações socioeducativas, abordagens sobre sustentabilidade, descarte correto de resíduos e impactos ambientais no bioma marinho. O nosso objetivo é conscientizar essas pessoas diretamente para que esses momentos de lazer não cheguem a ser prejudiciais para o meio ambiente”, pontuou.
Nesta edição, os municípios que atuarão em conjunto com o projeto vão receber apoio da Cagepa, Procon Estadual e do Batalhão Ambiental da Polícia Militar, além do reforço de duas vans de educação ambiental em cada município.
Programação completa do projeto:
17/12 – Cabedelo
06/01 – Conde
13/01 – João Pessoa/Baía da Traição
20/01 – Marcação
27/01 – Lucena
03/02 – Pitimbu/Mataraca