Superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, detalhou ainda os trâmites para o recebimento de valores relacionados às multas, enfatizando que o total arrecadado é pouco expressivo quando considerado o número de veículos da cidade.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), apresentou os diversos projetos voltados à melhoria da segurança viária do Município às entidades representativas da área empresarial: Associação Comercial (ACCG) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Na tarde e noite desta segunda-feira, 07 de agosto, o superintendente da autarquia de trânsito, Carlos Dunga Júnior, participou de reuniões com a diretoria da ACCG, presidida por Sidney Soares de Toledo, e também com o presidente da CDL, Eliézio Bezerra de Farias.
Acompanhado por técnicos da STTP, entre eles o gerente Administrativo-Financeiro, Vitor Ribeiro, Dunga Jr. explicou aos empresários que é dever da STTP agir para salvar vidas no trânsito. O gestor mostrou que a cidade é uma metrópole regional, que abriga pessoas e veículos de muitos outros municípios. Por esse motivo, a dinâmica do trânsito e dos transportes exige ações assertivas da superintendência.
Durante os encontros, o gestor da STTP enfatizou que é defensor árduo da liberdade de expressão, no entanto, a instituição STTP não pode admitir ataques difamatórios contra as pessoas que fazem a entidade. “São servidores e servidoras dedicados, pais e mães de família que buscam 24 horas por dia encontrar soluções para melhorar a mobilidade e garantir segurança viária em Campina”, declaração.
Dunga pontuou que há uma grande mudança urbana acontecendo no município. Inúmeras vias estão sendo recapeadas nos bairros e a velocidade média tem aumentado, o que exige do órgão de trânsito medidas para evitar sinistros. Uma dessas ações é a implantação de radares para controle de velocidade e avanço de semáforo.
Destacando que, nos locais onde há radares e lombadas eletrônicas, a redução de sinistros e mortes chega a 100%, o gestor explicou que para instalar um equipamento do tipo é considerado o que preconiza a Resolução Nº 798 / 2020, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
– Estudo técnico: são identificados os locais onde há maior número de sinistros e mortes, de acordo com os dados do Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT);
– Depois são instalados os equipamentos, com ampla divulgação nas mídias sociais e meios de comunicação em geral;
– Em seguida, os equipamentos são aferidos pelo Inmetro.
– Posteriormente é implantada a sinalização, vertical e horizontal.
– Em seguida, é iniciado o período de educação, com envio de multas educativas.
– Só depois de todos esses passos, os radares começam efetivamente a registrar infrações.
O superintendente detalhou também os dados de arrecadação por multas, pontuando que os valores recebidos, em julho de 2023, dizem respeito aos pagamentos de multas de meses e anos anteriores, além de multas de veículos de outras cidades que transitam em Campina. Nas duas reuniões, Dunga Jr. se colocou à disposição da sociedade para esclarecer dúvidas que possam surgir sobre as ações da STTP.
Codecom