Destaques

Sine de Campina realiza live com o tema “Mercado de trabalho e a Comunidade Surda

A próxima quinta-feira, 21, marca o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência no Brasil. Porém, esta não é a única celebração do mês que também é conhecido pela cor Azul: mês da visibilidade da Comunidade Surda Brasileira. Em alusão a data, a Prefeitura de Campina Grande, através do Sine Municipal, realizará um live no perfil oficial: @sinemunicipalcg, a partir das 18h30.

O evento acontece com o objetivo de construir um diálogo que contemple a comunidade surda e o mercado de trabalho para abordar a absorção deste público pelas empresas locais. A live contará com a participação da convidada Laís Barros, fundadora da escola de LIBRAS, Construindo Libras – @con.libras. A convidada vai abordar a acessibilidade ao mercado de trabalho, pela comunidade surda, além da conscientização sobre a importância da adaptabilidade das empresas a este público.

Durante a live, o público terá a oportunidade de enviar perguntas e participar de um diálogo sobre o tema, mediado pela gerente administrativa do Sine Municipal, Andreza Lima. “Serão informações sobre o Setembro Azul com relatos de lutas, desafios e conquistas do sujeito surdo”, ressaltou Laís Barros.

Setembro Azul

O mês de setembro é marcado por uma série de eventos importantes relacionados à comunidade surda. No período de 6 a 11 de setembro de 1880, ocorreu o Congresso de Milão, um evento que teve impacto significativo na educação dos surdos.

Infelizmente, este congresso resultou na proibição do uso e ensino das Línguas de Sinais. No dia 9 de setembro de 2009 foi realizado o Seminário Nacional em Defesa das Escolas Bilíngues para Surdos em 25 dos 26 estados brasileiros. Este seminário destacou a importância da educação bilíngue para a comunidade surda.

A Semana Internacional dos Surdos é celebrada anualmente de 20 a 26 de setembro desde 1958 pela Federação Mundial dos Surdos (WFD). Esta semana é dedicada à conscientização sobre a História dos Surdos, Línguas de Sinais, Educação dos Surdos e Cultura Surda.

O Dia Internacional da Língua de Sinais é comemorado no dia 23 de setembro. Este dia destaca a importância das línguas de sinais na comunicação e na inclusão dos surdos. No dia 26 de setembro, celebra-se o Dia Nacional do Surdo. Neste dia, em 1857, foi fundada a primeira escola para surdos no Brasil, no Rio de Janeiro (atualmente INES).

Por fim, o dia 30 de setembro é marcado pelo Dia Internacional do Surdo e pelo Dia Internacional do Profissional Tradutor e Intérprete. Estes dias reconhecem a importância da comunidade surda e dos profissionais que trabalham para facilitar a comunicação entre surdos e ouvintes.

Por estes motivos, o Sine-CG convida interessados no tema a acompanharem a live nesta quinta-feira, 21 de setembro, às 18h30, no perfil oficial do Sine Municipal no Instagram: @sinemunicipalcg.

Codecom