Destaques

Sessão Especial celebra 50 anos da Embrapa Algodão de Campina Grande

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (2), uma sessão especial em comemoração aos 50 anos de criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). A propositura foi do deputado Chió e a solenidade aconteceu no auditório da Embrapa Algodão em Campina Grande. O deputado Inácio Falcão também participou do evento.

O deputado Chió, que é engenheiro agrônomo ressaltou que a instituição é uma empresa que traz orgulho aos brasileiros pelo serviços que presta ao país “É uma grande comemoração para a Paraíba. A empresa contribui com o desenvolvimento não só de Campina Grande, mas de toda a Paraíba com o auxílio dado a produção de algodão”.

O chefe-geral da Embrapa Algodão, Nair Castro, ressaltou que o dia de hoje é uma data marcante para a Embrapa, que chegou a Paraíba com o intuito de gerar desenvolvimento para o estado através da cultura de algodão, levando Campina Grande a se tornar o segundo maior polo produtor de algodão do mundo, gerando renda e qualidade de vida para a população do município.

O diretor de Governança e Gestão, Alderi Emílio, destacou que no período em que se instalaram na Paraíba, o semiárido do Nordeste cultivava mais de 3,3 milhões de hectares de algodão, quando o país semeava 4,1 milhões de hectares, sendo responsável por 80,4% da área de algodão plantada no país e respondendo por 40% da produção nacional.

Sobre a Embrapa – Fundada em 1973, a Embrapa iniciou suas atividades na Paraíba em 1975, com a criação do então Centro Nacional de Pesquisa do Algodão, em 16 de abril de 1975, em Campina Grande. Sua missão era coordenar, planejar e executar pesquisas com algodão no Brasil. Com a redução da cotonicultura no Nordeste, a partir de 1985, também passou a integrar ao seu portfólio novas culturas, como amendoim, gergelim, mamona e sisal. A partir de 2017, a Paraíba passou a contar também com um Núcleo Regional de pesquisas da Embrapa Caprinos e Ovinos.