Destaques

Programa habitacional de João Pessoa desperta interesse da Prefeitura baiana

A Secretaria de Habitação de João Pessoa (Semhab) recebeu, nesta terça-feira (22), a visita de representantes da Prefeitura de Vitória da Conquista, município do Sudoeste Baiano, ocasião em que conheceram alguns projetos do Programa Habitacional da Capital. Diego Gomes, diretor de Habitação e Interesse Social, e Yasmin Chaves, coordenadora de Programas e Projetos Habitacionais e Fundiários da prefeitura baiana foram recebidos por alguns diretores e engenheiros da Semhab.

Socorro Gadelha, secretária de Habitação de João Pessoa, disse que o intercâmbio com o município baiano é de grande importância, com a oportunidade de conhecer alguns projetos que estão sendo executados pela Semhab e a experiência vivida em Vitória da Conquista. “Eles vieram a João Pessoa para participar do Encontro Nacional do Reurb e se interessaram em conhecer alguns programas e projetos que hoje executamos na cidade, o que pra nós é motivo de satisfação, porque estamos servindo de modelo para outras secretarias e órgãos que trabalham com habitação pelo Brasil a fora”, comentou a secretária.

O diretor de Habitação de Vitória da Conquista, Diego Gomes, explicou que eles integram a Secretaria de Desenvolvimento Social como uma coordenação e hoje desenvolvem projetos semelhantes aos que são realizados pela Semhab em João Pessoa, o que despertou o interesse em conhecer os programas e levar as boas ideais para a cidade baiana. “Um projeto que chamou a atenção foi a construção de um condomínio para a comunidade quilombola. Em Vitória da Conquista, essa população é estimada em cerca de 12 mil pessoas”, afirmou.

Yasmim Chaves, a outra representante de Vitória da Conquista, contou que a cidade baiana tem atualmente uma população de cerca 380 mil habitantes e um déficit habitacional estimado em cerca de 9 mil moradias. “Embora sejamos uma Coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Social, existem situações semelhantes entre os dois municípios e a experiência dos projetos executados em João Pessoa vai nos ajudar”, afirmou.

A reunião teve a presença do diretor de Operações da Semhab, Luciano Medeiros; das engenheiras Marília Campos e Mirela Oliveira – que coordena o programa Cuidar do Lar; Kátia Cilene, diretora de Regularização Fundiária; e Karla Souza, chefe de Gabinete.

“Apresentamos na reunião os programas de Regularização Fundiária, Cuidar do Lar e de revitalização do Centro Histórico, recuperando prédios antigos para transformá-los em moradia e áreas comerciais, como modelo o projeto do prédio das Nações Unidas, no Ponto de Cem Réis, além dos projetos de construção do Condomínio para os quilombolas de Paratibe e o de urbanização e infraestrutura da Comunidade Saturnino de Brito e Renascer, no Varadouro”, ressaltou Luciano Medeiros.

Nesta quarta-feira (23), a Semhab recebe a visita de um grupo de representantes da Prefeitura de Londrina, no Paraná.

Texto: Jonas Batista
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: assessoria