Destaques

Profissionais de saúde alertam sobre a prevenção contra meningite e atualização da caderneta de vacinação

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, que pode ser causada por vírus ou por bactéria, que é mais grave. A principal forma de prevenir a doença é por meio da vacinação. As vacinas estão disponíveis em todos os serviços da rede municipal para crianças e adolescentes, como parte do calendário de rotina nas seguintes doses: meningocócica C (conjugada), pneumocócica 10-valente (conjugada), pentavalente, meningocócica conjugada quadrivalente (ACWY).

“É importante que o cartão de vacina das crianças e dos adolescentes sejam acompanhados pelos pais e responsáveis, de forma que estejam sempre atualizados. Muitas doenças podem ser prevenidas se as vacinas estiverem em dia. As cadernetas geralmente estão com prazos, com datas das próximas visitas ao postinho de saúde e os profissionais das salas de vacinas podem ajudar nessa avaliação”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa.

Nesta terça-feira (14), prestarão os atendimentos preventivos todas as unidades de saúde da família (USFs), policlínicas municipais e o Centro Municipal de Imunização, no bairro da Torre, de acordo com os horários de funcionamento de cada serviço.

A Prefeitura dispõe também de três pontos fixos localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários, e no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem de segunda a sexta-feira, das 12h às 21h, e no Shopping Tambiá, que agora também conta com um ponto fixo, funcionando das 12h às 20h. Ambos com a administração de todas as vacinas, que fazem parte do calendário de rotina e das campanhas ativas, facilitando a vida do usuário que não pode ir até um serviço de saúde durante o horário comercial.

Contra Covid-19 – As crianças a partir de seis meses de idade, que iniciaram o esquema vacinal devem tomar a segunda dose com 30 dias e a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

Já a vacina bivalente contra a Covid-19 é destinada aos maiores de 18 anos, desde que tenham completado o esquema vacinal primário (duas doses ou dose única). É necessário um período de 4 meses desde a última aplicação para poder receber o imunizante. O público-alvo são pessoas acima de 18 anos, além de pessoas com deficiência, imunocomprometidas e com comorbidades acima de 12 anos, gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.

Todos os imunizantes disponíveis das campanhas ativas (Covid-19 ou Influenza) podem ser administrados simultaneamente com qualquer outro que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – Para ter acesso as vacinas, o usuário deve apresentar um documento oficial e o cartão de vacina, além do Cartão SUS, que é um documento oficial do usuário aos serviços de saúde.

Vacinação Domiciliar – Para pessoas acamadas e restritas ao leito, é necessário fazer agendamento, por meio do número (83) 98645-7727. As vacinas são disponibilizadas nos domicílios, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 16h.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (14): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

  • Texto: Lílian Pedreira
    Edição: Felipe Silveira
    Fotografia: Arquivo/Secom