O Procon de Campina Grande divulgou nesta terça-feira (15), o balanço final da operação especial de fiscalização e divulgação do Código de Defesa do Consumidor (CDC), com foco nas compras para o Dia dos Pais: Operação Pai Presente 2023. De acordo com o relatório, foram 530 atendimentos registrados durante 10 dias de operação, que incluiu a realização do Dia D, na Praça da Bandeira. Não houve autuação. “Foi uma operação bastante exitosa, cujo resultado é o reflexo do trabalho educativo que tem sido realizado na cidade”, avaliou Saulo Muniz, coordenador do Procon-CG.
A operação “Pai Presente” do Procon Municipal tem o objetivo de estar mais próximo da população durante o trabalho de defesa e proteção do consumidor, evitando a cobrança abusiva de preços, a prática de propaganda enganosa, entre outras infrações. Neste ano, o trabalho teve início na quinta-feira (3) e foi concluído no domingo (13). A ação inclui, além da oferta de atendimentos em pontos fixos e itinerantes, a disponibilização de duas pesquisas de preços com sugestões de presentes (que foram disponibilizadas no site do Procon-CG) para auxiliar os consumidores na hora das compras.
“É o Procon Municipal nas ruas, orientando fornecedores e protegendo consumidores”, destacou Saulo Muniz. Ele acrescentou que a edição da operação “Pai Presente 2023” contou com a participação de mais de 20 fiscais, advogados e atendentes durante ações itinerantes, nos estabelecimentos comerciais de Campina Grande, bem como dos Distritos de Galante e São José da Mata; bem como na sede do órgão e na Praça da Bandeira, na última sexta-feira (11), com o Dia D da operação.
Homenagem – O Procon de Campina Grande prestou uma homenagem especial para os pais que visitaram o centro comercial campinense na última sexta-feira (11), com a realização do Dia D da Operação Pai Presente 2023. Na ocasião, o órgão instalou um ponto de atendimento para os consumidores na Praça da Bandeira, que contou com a apresentação cultural os artistas locais, Boy e Bielzin.
“Foi uma manhã de muito trabalho, com quase 200 atendimentos, mas também de alegria em que os consumidores puderam ouvir desde clássicos da MPB até o nosso autêntico forró pé-de-serra”, destacou Saulo Muniz, acrescentando que, a partir de agora, o trabalho segue com foco no pós-venda dos presentes comprados tanto presencial quanto virtualmente.
“É bom lembrar, por exemplo, que o presente comprado pela internet ou telefone, o consumidor tem o direito de se arrepender da compra no prazo máximo de sete dias. A regra vale tanto para lojas físicas quando para virtuais. Mas é importante ter uma prova da compra”, lembrou Saulo Muniz, reforçando que após o período de compras, acontece o processo de eventuais trocas dos presentes.
Com isso, o consumidor que se sentir prejudicado na relação de consumo em Campina Grande pode registrar reclamação pelo Disque telefone 151 (Disque Procon) e pelos contatos do Setor de Fiscalização (83) 9.8186-3609 ou (83) 9.8185-8168 ou de modo presencial, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do órgão, localizada na rua Prefeito Ernani Lauritzen, no Centro da cidade.
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