Presidente da CMJP faz balanço de mandato e anuncia retomada das atividades presenciais


 

Ascom/CMJP

Em live conduzida pela jornalista Edileide Vilaça e realizada nesta segunda-feira (10), o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), João Corujinha (Progressistas), destacou a produção da Casa neste período de isolamento social e fez um balanço sobre seu mandato. O gestor ainda anunciou para o final deste mês a retomada das atividades presenciais da Casa.

O parlamentar fez questão de enfatizar que os trabalhos do Legislativo pessoense continuaram, devido ao empenho dos servidores do Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da Casa e de ferramentas do Interlegis, além do Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Casa, que permitiram a discussão e votação remota de matérias sujeitas à apreciação do plenário, a partir de soluções tecnológicas que dispensam a presença física dos  parlamentares no Plenário Senador Humberto Lucena.

João Corujinha também elencou algumas ações apresentadas pela CMJP neste período de isolamento tais como a sugestão da vacinação 31contra gripe em ‘drive thru’ e a aprovação da abertura de crédito extraordinário de R$ 45 milhões no Orçamento Municipal para ações de combate à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19) na Capital paraibana.  Ele destacou que através de economia realizada na sua gestão conseguiu fazer uma devolução de R$ 300 mil para que a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) pudesse comprar materiais na área de saúde.

O gestor também enfatizou que a Educação é uma das principais bandeiras de sua gestão e fez uma exposição sobre dois projetos realizados pela CMJP, nesta área.

O programa ‘Pílulas do Conhecimento’, desenvolvido pela TV Câmara de João Pessoa, se destacou nacionalmente dentro da Rede Legislativa de Rádio e TV. O projeto foi escolhido para ser disponibilizado no sistema de armazenamento em nuvem da Associação Brasileira de Televisões e Rádios Legislativas (Astral) e chamou a atenção de Câmaras em outros estados do Brasil. Outra ação citada pelo presidente foi a parceria entre a CMJP e a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), que surgiu da necessidade de a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) atender aos estudantes em sua totalidade, ampliando o alcance da plataforma de estudos “Conexão EscoLar”, disponibilizada no portal da PMJP. A TV  Câmara JP, canal 39.2, está exibindo aulas direcionadas para os estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino da Capital. Com a transmissão de duas aulas por dia, de segunda a sexta-feira, a partir das 15h, a ideia é dar continuidade ao programa de aprendizagem dos discentes que tiveram as aulas presenciais suspensas devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19) ou que estão sem acesso à internet.

O progressista ainda comentou sobre a luta da Casa pela acessibilidade e ações de combate a violência contra as mulheres.

Possibilitar a inclusão e acessibilidade de pessoas com deficiência auditiva. Esse foi o principal ganho da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e da população pessoense com parceria firmada, com a empresa Xtream Solutions, composta por funcionários de Tecnologia da Informação da Rede Paraíba de Comunicação. Com o acordo de cooperação técnica, a TV Câmara é a primeira casa legislativa mirim a utilizar o recurso automatizado de legendas, chamado Closed Caption (em inglês, legenda oculta), para cumprir a lei de acessibilidade. A ferramenta disponibilizada pela empresa Xtream Solutions permite que pessoas com deficiência auditiva acompanhem diálogos e falas dos programas da TV Câmara, em tempo real, por meio de legendas no vídeo de televisores com esta função. Tecnicamente, essas legendas são ‘escondidas’ e só aparecem quando acionadas no televisor.

Ainda na gestão de Corujinha, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) participou das campanhas de prevenção ao feminicídio ‘Nenhuma a menos, Paraíba!’ e ‘Não é Não’, promovidas pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB), com o objetivo de combater a importunação sexual e violência e pregar o respeito às mulheres.

Em relação especificamente ao seu mandato o parlamentar destacou projetos de sua autoria, tais como a criação do Bosque das Águas, sobre a revitalização de toda área do Rio do Cabelo, cuja nascente está localizada em Mangabeira; o ‘Disque Idoso’, para denúncia de maus tratos contra maiores de 65 anos, além de revitalização das praças Cristo Rei e da Família, em Mangabeira.

Atividades presenciais da CMJP podem retornar até fim de agosto

João Corujinha também fez questão de anunciar que até o final do mês de agosto as atividades presenciais da Casa devem ser retomadas. “A Mesa Diretora está se reunindo com a equipe médica da Casa para decidirmos a melhor forma de voltarmos às atividades presenciais. Estamos analisando um protocolo para garantir a segurança de todos nós, com a utilização dos equipamentos de segurança e a higienização necessária para possibilitar essa volta sem maiores transtornos”, revelou.

#