Destaques

PMJP levam atividades do projeto Campina Social Play para estudantes do ensino fundamental da rede municipal de ensino

A Prefeitura de Campina Grande, por meio das Secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti): e de Educação (Seduc), realizou, nas manhãs destas quarta e quinta-feiras, 29 e 30, o Campina Social Play nas escolas MEF CEAI Dr. João Pereira de Assis, no bairro do Catolé; e na MEF CEAI Antonio Mariz, no bairro do Cruzeiro. O evento teve como objetivo estimular o interesse dos alunos pela tecnologia e inovação, através da robótica, palestras e oficinas interativas para as turmas do ensino fundamental.

A iniciativa, que já passou por diversas escolas do município, incentiva o acesso dos estudantes às tecnologias emergentes, desenvolvendo suas habilidades e despertando o interesse pelas áreas da ciência e tecnologia. O Campina Social Play proporciona uma experiência única aos alunos.

Na escola CEAI João Pereira de Assis, os estudantes tiveram a oportunidade de participar das oficinas de robótica, ministradas por especialistas da área. Além disso, as oficinas práticas permitiram que os jovens colocassem na prática o que aprendessem, construindo e programando seus próprios projetos.

Na quinta-feira (30), foi a vez da Escola CEAI Antônio Mariz, onde os alunos puderam assistir palestra sobre os tipos de energia existentes e no final, participaram de uma dinâmica onde as equipes puderam criar o seu próprio robô. Essas ações estão consolidando o compromisso da prefeitura com a inovação e a educação de qualidade. Este último dia de programação representa o fechamento do ciclo em 2023, e também uma oportunidade de celebrar os avanços e conquistas ao longo do ano.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Campina Grande, Laryssa Almeida, falou sobre a importância do projeto para os jovens e o despertar para os novos conhecimentos: “O Campina Social Play representa um marco para a nossa cidade, um mergulho inovador no universo da tecnologia e da educação. Ver as escolas se transformando em espaços de aprendizado e descoberta tecnológica é um grande passo para o futuro que queremos construir. Além de apresentar conceitos de robótica, também inspiramos os jovens a explorar suas habilidades criativas, preparando-os para os desafios do futuro.”, completou.

A coordenadora do projeto Plantar da Seduc, Robenia Nunes, acompanhou o Campina Social Play e destacou a importância do programa e da união das duas secretarias: “É um momento de desafio, curiosidade, de conhecimento para os estudantes da rede municipal. E a parceria da secretaria da Secti com a Seduc fortalece esse trabalho e oportuniza aos nossos estudantes oficinas de robótica com a perspectiva da sustentabilidade e isso entrelaça com a proposta da seduc de sustentabilidade com o programa Plantar” finalizou.

Codecom