Destaques

PMCG contempla zona rural com múltiplas ações no dia dedicado aos agricultores

Técnicos da Seagri mostram a importância da nobreza da arte de cuidar da terra durante palestra motivacional às crianças e adolescentes do Distrito de São José da Mata.

A Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Campina Grande (Seagri) contemplou com múltiplas ações de campo no dia dedicado aos agricultores, transcorrido na última sexta-feira, 28 de julho, vários pontos da zona rural do Município, para a satisfação das famílias que moram e dependem da terra para tirar o seu sustento.

Enquanto a equipe do Proinsa realizava o trabalho de inseminação artificial de animais bovinos, outros dois grupos cuidavam de recuperar e nivelar as estradas vicinais do Distrito de São José da Mata e de fazer a manutenção de dessalinizadores e bombas submersas, dentre outros serviços.

As ações da Seagri, por orientação e incentivo do prefeito Bruno Cunha Lima e do secretário Renato Gadelha, também se destinam a estimular as novas gerações à prática agricultável e, consequentemente, sobre a importância da permanência do homem no campo.

De forma pedagógica, tanto teórica quanto prática, a equipe do projeto “Cultivando o Futuro” promoveu, no Dia do Agricultor, uma palestra de formação infanto-juvenil para a garotada da zona rural do Distrito de São José da Mata. Na ocasião, ela recebeu instruções e fundamentos sobre a imprescindível arte da sobrevivência por meio da produção de alimentos de origem vegetal e animal, que são a base de sustentação da população como um todo.

Durante a palestra, proferida pelo engenheiro agrônomo Herberth Donato, dos quadros da própria Seagri, os jovens filhos de agricultores receberam conteúdos motivacionais sobre a importância da afinidade entre o homem e a terra e a respeito da nobreza da arte de ser agricultor, profissão mais antiga da humanidade que se tem conhecimento. Por meio de oficina, a turma conheceu e aprendeu, de forma técnica, como cultivar hortaliças orgânicas e outras culturas agrícolas na escola, na propriedade rural e até no próprio quintal de suas respectivas casa.

Segundo o engenheiro Herberth Donato, ficou acordado que os espectadores da palestra irão produzir alimentos em seus próprios lares, com a participação colaborativa de pais e demais familiares, dentro de um espírito transformador capaz de gerar renda e melhor qualidade de vida para todos.

Além Herberth Donato, o projeto “Cultivando o Futuro” desenvolvido pela Seagri também conta com outros importantes atores que incentivam, colaboram e lutam pelo bem estar do homem do campo, a exemplo do engenheiro Agrícola José Lucas, do técnico Agrícola João Paulo e do Suporte Técnico Renner Rodrigues.

Codecom