Esse novo aparelho é usado para endoscopia digestiva alta, colonoscopia (que é a avaliação do intestino grosso e delgado) e de broncoscopia, que também faz a parte de endoscopia respiratória. O serviço de endoscopia digestiva de alta resolução é oferecido tanto para os usuários internados na unidade, quanto para os pacientes que passam pelo atendimento ambulatorial.
“Os nossos usuários têm um perfil muito específico, contemplando a parte de doenças infectocontagiosas, onde a maioria deles não vem apenas com uma patologia. Esse equipamento está proporcionando para nós um ganho extraordinário no que diz respeito ao diagnóstico”, explicou o coordenador médico do serviço de endoscopia do hospital, Pedro Duques.
O endoscopista disse ainda que um diagnóstico preciso traz ganhos para o paciente. “Para vermos pequenas alterações, precisamos de um equipamento com uma resolução alta de imagem. Assim, além de conseguir detectar a laceração, podemos definir melhor o que ela significa. Por isso, o nosso diagnóstico e tratamento das patologias da área gastrointestinal e respiratória está sendo feito de uma forma muito mais rápida e assertiva”.
Para realizar os exames é preciso que o médico que acompanha o paciente (seja em internação ou ambulatoriamente) faça a solicitação.