No momento, a sinalização está sendo concluída e multas educativas estão sendo enviadas. A implantação dos equipamentos obedece a rigorosos estudos técnicos e busca reduzir o número de sinistros e mortes no trânsito, adequando-se ao que preconiza o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans).
A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), informa que os novos radares e lombadas eletrônicas que estão sendo implantadas em dez pontos da cidade ainda não começaram a registrar infrações, o que deve acontecer somente em 1º de setembro de 2023.
No momento, as sinalizações verticais e horizontais referentes aos equipamentos estão sendo concluídas e estão sendo enviadas as multas educativas para massificar a informação relativa à implantação dos radares.
O processo de instalação de radares de velocidade e avanço de sinal vermelho acontece em Campina Grande desde o ano de 2016, pois a cidade vem passando por uma mudança no seu perfil urbano com o aumento de vias asfaltadas e consolidação como referência regional, recebendo veículos e pessoas de cidades circunvizinhas, o que requer da administração pública ações efetivas para garantir segurança viária.
Soma-se a isso o fato de que, segundo o Núcleo de Estudos de Acidentes de Trânsito (NEAT), nos locais onde estão instalados radares há forte redução de sinistros e mortes, em Campina Grande. Em alguns casos, a diminuição chega a 100%.
Outro ponto importante é a redução de 30% no número de mortes devido a sinistros de trânsito em Campina, quando são comparados os primeiros sete meses de 2022 e 2023. Esse decréscimo ganha ainda mais relevância por causa do aumento de 20% na frota de veículos na cidade, no citado período. Ou seja, os radares e lombadas eletrônicas contribuem efetivamente para promover segurança viária.
Os pontos onde os equipamentos estão sendo instalados são os seguintes:
- Av. Prof. Almeida Barreto x Av. Dom Pedro I (velocidade, avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres);
- Av. Almirante Barroso X r. Odon Bezerra (velocidade, avanço de semáforo e desrespeito à faixa de pedestres);
- Av. Francisco Lopes de Almeida, próximo à ponte (velocidade);
- Av. Francisco Lopes, próximo à torre da Chesf (velocidade);
- Av. Francisco Lopes de Almeida, próximo ao Detran (velocidade);
- Av. Juscelino Kubitscheck, na altura do n° 3359 (velocidade);
- R. Quinze de Novembro, próximo à escola Prof. Anísio leão (velocidade);
- R. Quinze de Novembro, próximo à escola Dr. Heleno Henrique (velocidade);
- R. Rodrigues Alves, próximo ao campo do Campinense (velocidade);
- Av. Floriano Peixoto, próximo ao empresarial Laércio Tavares (velocidade).
As aferições relativas à velocidade serão registradas 24h, no entanto, avanço e desrespeito à faixa só serão computados das 5h às 23h.
A colocação de radares e de lombadas eletrônicas atende ao que preconizam os conceitos de Visão Zero (nenhum acidente é aceitável no trânsito) e Sistema Seguro (as vias e os equipamentos associados devem ser projetados para garantir segurança viária). Tudo isso se conforma ao Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) e ao que recomendam as Nações Unidas com relação à busca pela redução de mortes no trânsito.
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