Nova Avenida Félix de Souza Araújo levará desenvolvimento urbano a uma área estratégica de Campina Grande
Na tarde desta terça-feira, 1º de agosto, às 17h, o prefeito Bruno Cunha Lima assina a Ordem de Serviço para o início imediato da construção da avenida Félix de Souza Araújo, um importante projeto de mobilidade urbana para Campina Grande, desenvolvido pela Secretaria de Planejamento do município (Seplan). Segundo o secretário Felix Araújo Neto (Seplan), a nova avenida será um marco no desenvolvimento urbano de uma área estratégica da cidade, localizada a poucos minutos do centro.
“O prefeito Bruno identificou que aquela área, tão próxima do centro de Campina Grande, é um local estratégico, tanto para desafogar o trânsito da avenida Canal, quanto para o desenvolvimento urbano. Planejar o crescimento de uma cidade requer uma visão ampla, sempre buscando garantir à população o acesso seguro, justo e digno aos serviços urbanos, oferecendo também infraestrutura. Assim, a equipe da Seplan se debruçou sobre aquela área e, juntamente com a Atecel, entregamos ao prefeito um projeto completo e que muito nos orgulha”, destacou Felix Neto.
A nova avenida, que inicialmente seria chamada de “Avenida Tavares”, foi renomeada pelo prefeito Bruno para homenagear o relevante político de Campina Grande, Félix de Souza Araújo, que era vereador quando foi assassinado, aos 30 anos, em 27 de julho de 1953. Se estivesse vivo, o político, que também era poeta, tribuno, crítico literário, radialista e jornalista, teria completado 100 anos em dezembro de 2022.
O projeto e a obra
O projeto arquitetônico da Avenida Félix de Souza Araújo foi desenvolvido pela equipe de arquitetos e urbanistas da Seplan, especialmente pelo secretário-executivo da pasta, Tulio Duda Paz, e pela arquiteta Aída Pontes. Já o projeto executivo foi elaborado pela Atecel.
Com um investimento superior a R$ 10 milhões, a nova avenida terá cerca de 2km de extensão, prolongando a avenida Floriano Peixoto e a rua Epaminondas Macaxeira, formando uma alternativa importante para o tráfego das avenidas Canal e Manoel Tavares. Ela terá início na Zona Leste, cortando o bairro Santo Antônio e a Vila Castelo Branco, passando em seguida pelos bairros Jardim Tavares e Alto Branco, até a avenida Manoel Tavares/BR-104, na Zona Norte.
Segundo já anunciado pelo prefeito Bruno, a Ordem de Serviço que será assinada nesta terça-feira (1º de agosto), às 17h, é para início imediato da construção da nova Avenida. A solenidade de assinatura será na rua Alice Gaudêncio, esquina com a rua Aurélio Feitosa Ventura, entre a Vila Castelo Branco e o bairro Santo Antônio.
Codecom