Destaques

Música clássica e teatro compõem programação do Centro em Cena desta terça-feira

O Centro em Cena segue movimentando a área central da cidade e, nesta terça-feira (19), a programação começa às 16h, na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, com o Quinteto de Metais da Banda 5 de Agosto; às 16h, na Igreja da Misericórdia e, às 17h, na Igreja do Carmo, onde se apresentam grupos de Câmara da Secretaria de Educação e Cultura do município (Sedec).

“Nós estamos confirmando, com muita felicidade, que o Centro em Cena é uma ação que já nasceu consolidada. O pessoense abraçou o projeto e entendeu que é uma forma que estamos garantindo de gerar uma dinâmica forte para o Centro Histórico de João Pessoa”, ressalta o diretor-executivo da Fundação Cultural de João Pessoa, Marcus Alves.

Ele conta que uma das saídas possíveis para esse território é exatamente a cultura, a arte e o entretenimento, transformando o Centro Histórico num ambiente de culturas. “Uma cultura viva, dinâmica, capaz de agregar valores artísticos e econômicos, porque a cultura tem essa potencialidade. O Centro em Cena está marcando isso. Eu acho fundamental essa experiência para a restauração do nosso Centro Histórico”, acrescenta.

Cordel – Além da música, a programação envolve atividades no Teatro Santa Roza. A Companhia Municipal de Dança de João Pessoa apresenta, a partir das 19h, o espetáculo ‘Cordel’, trabalho criado para o evento ‘Caminhos do Frio’, que estreou no município de Bananeiras e ainda é inédito em João Pessoa, resgatando as raízes dessa manifestação popular.

“A trilha sonora é composta por música armorial, a maioria autoral, de Rucker Bezerra, que provoca para a coreografia de Evana Arruda, uma linha de movimentos típicos de manifestações culturais do Nordeste, que costumam ser retratadas na literatura de cordel”, explicou Stella Paula Carvalho, diretora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. Ela também assina a direção geral do espetáculo.

Estão envolvidos os bailarinos Aline Ferreira, Gabriel Morais, Jasmim Machado, Lyedson Fideles, Maria Luíza Pires e Maxwell Araújo. A iluminação é de Aline Montenegro. “Faremos a abertura da noite e será uma grande oportunidade para a Companhia apresentar seu mais novo espetáculo em João Pessoa e ainda mais dividindo o palco com o Ballet do Teatro Guaíra. Esperamos todos para uma noite linda de muita dança”, convida.

Balé – O Balé Teatro Guaíra, de Curitiba, apresenta o espetáculo V.I.C.A, cujas iniciais significam Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade, características do mundo pós-moderno e exacerbadas com a pandemia de Covid-19. ‘V.I.C.A’ questiona o que as pessoas vão querer daqui para frente e propõe reflexão sobre a humanidade no tempo presente. Em meio a um mundo confuso, saído de uma pandemia, a coreógrafa Lili de Grammont e o Balé Teatro Guaíra revelam que a arte pode ser uma estratégia porque conecta as pessoas de uma maneira única.

Ingressos – Os espetáculos são gratuitos, mas para ter acesso é preciso apresentar os convites que devem ser retirados no dia da apresentação, na bilheteria do Teatro Santa Roza, das 10h às 12h, sendo um ingresso para cada CPF.

Centro em Cena – O Festival, realizado pela Fundação Cultural da Prefeitura de João Pessoa (Funjope), acontece de 15 a 20 de setembro, envolvendo culturas populares, artistas locais, circo e dança. A programação completa pode ser conferida no link.

Texto: Lucilene Meireles
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Daniel Silva e Simone Bonisch