Do total de vagas da UFPB, seis serão exclusivas para médicos vinculados ao Programa Mais Médicos para o Brasil (PMMB), tutores do Programa Médicos pelo Brasil (PMpB) e residentes cursando o 2º ano de Residência em Medicina de Família e Comunidade (RMFC) em 2023. As outras seis serão para a concorrência geral.
A inscrição será feita exclusivamente online pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), e é gratuita em todas as instituições associadas. Os candidatos devem buscar no site o ‘Edital PROFSAÚDE Turma V 2023-2024’. As inscrições ocorrerão de 18 de dezembro de 2023 a 19 de fevereiro de 2024.
O processo de seleção tem como público-alvo profissionais com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), em áreas relacionadas diretamente à saúde, como assistentes sociais, profissionais de educação física (bacharelado), enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, nutricionistas, cirurgiões-dentistas, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de profissionais graduados em Saúde Coletiva.
A seleção dos candidatos para o PROFSAUDE/MPSF constará de três etapas: prova de conhecimentos; análise do currículo Lattes e da proposta preliminar de trabalho; e prova oral. A prova de conhecimentos será realizada no dia 25 de março, enquanto a prova oral está prevista para 20 de maio de 2024.
Os candidatos devem consultar o edital para saber mais sobre os requisitos para inscrição, documentos necessários, prazos, recursos e outras informações. Na UFPB, a coordenação acadêmica institucional está vinculada ao Centro de Ciências Médicas (CCM). Em caso de dúvida os interessados podem entrar em contato pelo e-mail profsaudeselpb@ccm.ufpb.br ou consultar o site www.ccm.ufpb.br/ppgccm.
Mestrado – O PROFSAUDE/MPSF é um programa de pós-graduação stricto sensu em Saúde da Família em Rede Nacional, aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o qual se estabelece como uma estratégia de formação que visa a atender à expansão da graduação e da pós-graduação no país, bem como à educação permanente de profissionais de saúde, com base na consolidação de conhecimentos relacionados à Atenção Primária em Saúde, à Gestão em Saúde e à Educação.
O curso é gratuito, oferecido na modalidade híbrida, tem duração mínima de 18 e máxima de 24 meses; possui carga horária de 975 horas, compreendendo nove encontros síncronos presenciais e atividades desenvolvidas a distância no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Os discentes do curso precisam estar atuando na Estratégia Saúde da Família/Atenção Primária à Saúde (ESF/APS) para desenvolver a formação.
As instituições de ensino superior que integram a Rede Nacional do PROFSAUDE/MPSF são denominadas “instituições associadas” e são responsáveis pela execução do curso localmente.