Destaques

Justiça Eleitoral realiza Eleição Suplementar no município de Massaranduba

A presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e a vice-presidente e corregedora, Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, acompanharam e fiscalizaram, de perto, a realização da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice-prefeito, que aconteceu, neste domingo (3), das 8h00 às 17h00, no município paraibano de Massaranduba, a 136 km da Capital, pertencente à 16ª Zona Eleitoral (Campina Grande/PB).

Foram eleitos com 68,32% os seguintes candidatos:

João Costa de Sousa
Carlos Alberto Agra (União)

Esta eleição suplementar foi convocada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) após o julgamento em setembro de 2023. A decisão veio após a análise do recurso 0601255-69.2020.6.15.0016, que resultou na cassação dos mandatos de Paulo Fracinette de Oliveira e Tiago Itamar Alves de Andrade, anteriormente prefeito e vice-prefeito, respectivamente. Eles foram julgados culpados da tentativa de obter votos de forma proibida pela lei eleitoral. Além de perderem seus cargos, os políticos foram multados em dez mil reais cada. Com a cassação, o TRE-PB determinou a realização de novas eleições para que a população de Massaranduba escolha seus novos representantes de maneira justa e transparente.

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, avaliou o pleito suplementar como extremamente positivo: “Nós tivemos apenas 21% de abstenção e 79% de pessoas votantes, isso mostra que as pessoas foram votar, e votaram com entusiasmo, calmos, tranquilos, confiando no seu voto e naquela certeza de que estava fazendo o melhor (..)Quero parabenizar o Dr. Cláudio, toda equipe do TRE-PB, todas as mesárias e mesários que colaboraram para o êxito das eleições,  e sabemos que neste processo democrático quem sai ganhando é o eleitor”.

De acordo com vice-presidente e corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, a missão foi cumprida “Gratidão a toda a equipe do TRE-PB pela prestimosidade, pela diligência, e pela competência de servir, servir com transparência e alegria, em um processo de incremento e de restauração da democracia nesse processo eleitoral brasileiro; a Eleição Suplementar de Massaranduba veio a fechar um trabalho de planejamento do TRE e de dedicação de toda a sua equipe”.

As magistradas estiveram acompanhadas do juiz membro suplente, Saulo Medeiros da Costa Silva; da juíza auxiliar da Presidência do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Túlia Gomes de Sousa Neves; do juiz Auxiliar da Corregedoria Regional Eleitoral da Paraíba, Sivanildo Torres Ferreira; do juiz Eleitoral da 16ª Zona; Cláudio Pinto Lopes; do diretor-geral da Secretaria do TRE-PB, André Vieira Queiroz; da secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Vanessa Melo do Egypto, do secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), José Cassimiro Júnior; do promotor de Justiça, Otacílio Machado Cordeiro; do assessor Jurídico da Vice-presidência, Allan William Lucena de Oliveira; do assessor Jurídico da Corregedoria, Marinaldo Gonçalves de Melo Júnior; do assessor de Comunicação e Multimídia do TRE-PB (Ascom), Humberto Borges Lima de Vasconcelos; do assessor de Cerimonial (Ascer), Tonevânio Peixoto; e do chefe da Seção de Orientação, Inspeção e Correições (SOIC), Océlio Batista Mendes.

O juiz eleitoral Cláudio Pinto Lopes, titular da 16ª Zona Eleitoral de Campina Grande/PB, avaliou o pleito suplementar como um sucesso, pela estrutura dispensada pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba: “O apoio da Corte Eleitoral em Massaranduba foi ímpar para que tivéssemos uma eleição rápida, segura e ordeira; não tivemos nada que pudesse chamar uma maior atenção, que pudesse desafiar a intervenção da força; o eleitor de Massaranduba se mostrou bastante confiante do que queria e da missão, que era votar na eleição suplementar de maneira confiante”.

O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB, José Cassimiro Júnior, ressaltou que a Eleição Suplementar de Massaranduba/PB foi perfeita, tudo funcionou a contento com muito planejamento e organização: “Não fizemos nenhuma troca de urnas; as trinta e seis urnas funcionaram o tempo inteiro, sem precisar de substituição, e o resultado final saiu com vinte e três minutos, lembrando que a seção de votação só encerra às 17 horas, então, vinte e três minutos para você entregar o resultado a população de Massaranduba eu considero que foi um trabalho bem exitoso”.

Visando a transparência do processo, tanto para os eleitores como para os partidos, a Presidência do TRE-PB e Corregedoria Regional Eleitoral, por meio da Assessoria de Comunicação e Multimídia (Ascom), realizaram uma ação inovadora e inédita em Eleição Suplementar no Brasil, transmitindo ao vivo, pelo canal oficial do TRE-PB no Youtube, todas as etapas do processo de envio dos dados para totalização dos votos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desmistificando totalmente a ideia de “sala secreta de totalização” que muito dizem existir na Justiça Eleitoral. Todos puderam acompanhar em tempo real as mídias de urnas que iam chegando e sendo transmitidas para o TSE para a promulgação do resultado final.

Clique AQUI e assista à transmissão realizada pela Assessoria de Comunicação e Multimídia.

Massaranduba/PB tem 11.760 eleitoras e eleitores aptos a votar, sendo 6.135 do gênero feminino e 5.625 do gênero masculino, nas 37 seções eleitorais distribuídas em seis locais de votação: Colégio Maria Zeca de Souza, Escola Estadual de 1º e 2º Graus Maria Zeca de Souza, Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Enéas Dias Corrêa, Escola Rotary, Grupo Escolar Manoel Machado e Grupo Escolar Suzete Dias.

A Justiça Eleitoral da Paraíba já havia realizado sete eleições suplementares: no município de Soledade/PB, realizada no dia 1º de setembro de 2013; no município de Cabedelo/PB, ocorrida em 17 de março de 2019; no município de Gado Bravo/PB, ocorrida em 12 de setembro de 2021; no município de Monte Horebe/PB, ocorrida em 11 de dezembro de 2022; no município de Boa Ventura/PB, ocorrida em 07 de maio de 2023; e nos municípios de Mãe d’Água/PB e Boqueirão/PB, ocorridas em 12 de novembro de 2023.

Clique AQUI e veja as fotos do pleito suplementar de Massaranduba/PB.