Destaques

João Azevêdo inspeciona obras do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação

João Azevêdo inspeciona obras do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação e da segunda etapa da restauração do Palácio da Justiça

O governador João Azevêdo inspecionou, nesta segunda-feira (14), as obras de restauração do Parque Tecnológico Horizontes de Inovação e da segunda etapa do Palácio da Justiça, no Centro de João Pessoa. As ações representam a preservação do patrimônio público no Centro Histórico da Capital paraibana.

A visita técnica foi iniciada no Palácio da Justiça, onde o Governo do Estado, por meio da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), em parceria com o Tribunal de Justiça da Paraíba, executa as obras de restauração do prédio, que contemplam, dentre outros ambientes, o Salão Nobre, terraço, museu, Tribunal Pleno e memorial. A primeira etapa das obras já foi concluída e, ao todo, o TJPB investe na reforma R$ 13,9 milhões.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual destacou a parceria com o Tribunal de Justiça para revitalizar um prédio que faz parte da história da Paraíba. “Essa é uma obra que requer todo cuidado nas obras de preservação, pois se trata de um prédio histórico e nós queremos concluí-las até outubro. O Governo do Estado também está fazendo a restauração do Palácio da Redenção, que será transformado no Museu da Paraíba para que a população possa conhecer a sua história”, frisou.

O presidente do TJPB, desembargador João Benedito, agradeceu a disponibilidade do governador João Azevêdo de acompanhar o andamento da obra. “A visita do governador tem uma importância singular porque queremos agilizar as obras, que têm sua complexidade por ser um prédio secular. Nós estamos acompanhando todo o trabalho regularmente e confiantes de que em outubro estaremos fazendo a entrega”, falou.

Em seguida, o gestor estadual esteve no Parque Tecnológico Horizontes de Inovação, cujas obras de revitalização recebem investimentos de R$ 9 milhões. O equipamento público, que funcionará no antigo Colégio das Neves, na Praça Dom Ulrico, tem um conceito de sustentabilidade e contará com ambientes para empresas âncoras; recepção interativa; espaço de conhecimento (com paredes de pesquisa e mesas touchscreen); espaços de coworking; espaços makers; espaços de P&D de soluções de alto rendimento; espaços de incubadoras e aceleradoras; espaço de robótica; praça de alimentação; e um auditório.

A iniciativa do governo visa impulsionar o avanço da inovação especialmente nas áreas das tecnologias sociais para a saúde, tecnologias educacionais, economia criativa, soluções governamentais, turismo, planejamento urbano e cidades inteligentes e de tecnologias sustentáveis e,nesse contexto, atraindo para o estado investimentos nacionais e internacionais.
“Esse também é um prédio histórico que está sendo recuperado para continuarmos esse processo de revitalização do Centro Histórico. Nós também estamos restaurando o antigo Comando da Polícia Militar, que irá abrigar diversos órgãos do governo, além da governadoria e vice-governadoria”, acrescentou o governador João Azevêdo.

As visitas técnicas foram acompanhados pelos auxiliares da gestão estadual, dentre eles, Deusdete Queiroga (secretário da Infraestrutura e dos Recursos Hídricos), Cláudio Furtado (secretário da Ciência e Tecnologia), Elis Regina (executiva de Inovação), Rubens Freire (executivo da Ciência e Tecnologia) e Simone Guimarães (superintendente da Suplan).

Fotos: José Marques