CâmarasDestaques

Já pensou em transformar suas ideias em cidadania? Inscreva-se no “Eu e a Lei”!

Concurso é destinado a crianças e adolescentes de 10 a 17 anos, e consiste na produção de obras radiofônicas com o tema “Direito à Informação”. Conteúdos podem ser enviados até 21 de julho

A Rádio Câmara e o Plenarinho, o portal infantojuvenil da Câmara dos Deputados, abriram nesta segunda-feira (19) as inscrições para o concurso “Eu e a Lei”. Destinado a estudantes de 10 a 17 anos, o concurso consiste na produção de obras radiofônicas com temática relacionada às leis que regem o País e seu impacto na vida das crianças e dos adolescentes. Nesta terceira edição, os programas deverão tratar do tema “Direito à informação”.

Os interessados deverão produzir conteúdos de um a cinco minutos de duração, que serão veiculados dentro do programa “15 minutos de Cidadania”, da Rádio Câmara. As obras poderão ser inscritas em duas categorias: 10 a 14 anos e 15 a 17 anos. No dia 10 de junho, às 19h, os interessados em participar do concurso poderão entrar em oficina preparatória, que será realizada de forma virtual.

As inscrições devem ser feitas por meio do envio da obra pronta até 21 de julho.

Premiação
Os dois autores selecionados (um de cada categoria) receberão certificados, participarão do programa “15 minutos de Cidadania” e de outros programas da Rádio Câmara, da TV Câmara e do Plenarinho, além de ganhar a viagem para Brasília a fim de participar da cerimônia de premiação, no dia 25 de setembro, na Câmara dos Deputados.

Tema de 2025

A nova edição do concurso marca o aniversário de 35 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. Neste ano, o tema principal será o direito à informação, direito constitucional de todo brasileiro, com previsão também no artigo 71 do ECA. O tema é amplo, e, por isso, a ideia é pensar em um aspecto e estimular o debate sobre ele. É possível refletir, por exemplo, sobre a proibição dos celulares nas escolas; ou sobre a classificação indicativa para televisão, cinema, teatro e videogames; ou, ainda, sobre a relação dos jovens com as redes sociais e as fake news.

Todas as informações sobre o concurso, como o edital e o link para inscrição na oficina, estão disponíveis no Portal da Câmara.

Redação / Fonte: agência Cãmara Federal