O projeto busca promover, sobretudo, a socialização dos usuários de diferentes faixas etárias e deficiências, ao mesmo tempo que procura desenvolver suas potencialidades, reforçando o trabalho da reabilitação disponibilizado na instituição durante todo o ano.
A colônia de férias busca propiciar um ambiente lúdico diferenciado, oportunizando não apenas atividades físicas, mas também um espaço para evolução dos usuários, principalmente aqueles que, durante o recesso, não têm acesso às atividades. O trabalho envolve também as famílias e é uma extensão do serviço oferecido pelo Núcleo.
Entre as atividades estão futsal, bocha, passeios, ações culturais, vôlei, gincanas, jogos intelectuais, torneios, brincadeiras aquáticas, oficinas, atividades lúdicas e muitas outras. “Será um momento muito importante para a comunidade Funad, com ações de integração e socialização. A programação está muito bem elaborada e contamos com a presença de todos”, destacou Simone.
No encerramento das atividades, o NED será avaliado pelos participantes, pais ou responsáveis, e pela equipe do Núcleo, como forma de definir novas estratégias para as colônias seguintes. “A ideia é garantir aos usuários, durante as férias, programações que muitas vezes eles não teriam acesso, com atividades que proporcionem lazer e entretenimento para essas pessoas que utilizam os serviços da Funad e, no mês de janeiro, podem desfrutar de uma programação especial e inclusiva”, finalizou a presidente Simone Jordão.