No primeiro mês de funcionamento foram 1.201 atendimentos na unidade. Já no segundo mês de funcionamento os atendimentos aumentaram para 2.425. Apesar de muitas pessoas procurarem o local, nem todas estão aptas para receber o medicamento na Farmácia Contêiner, uma vez que lá são dispensados os itens que compõem a relação de medicamentos da Atenção Básica, além de insulina frasco e antibióticos de uso adulto e infantil.
Márcia Gomes mora no bairro dos Bancários e foi à Farmácia Contêiner pela segunda vez. “Precisei pegar um medicamento, mas como trabalho o dia todo não consigo pegar na unidade, então a gerente me indicou vir aqui onde tem um horário mais flexível, que consigo encaixar no meu horário de saída do trabalho ou no de almoço. Achei muito boa a iniciativa de ter uma farmácia com horário diferente e em um local bom e de fácil acesso por ônibus também”, comenta a recepcionista.
Para elevar a qualidade da assistência prestada, a empresa Unifarma, parceira da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na administração da unidade, está realizando um estudo do perfil dos usuários.
“A Unifarma, junto à nossa Gerência de Medicamentos e Assistência em Farmácia (Gemaf), tem realizado um estudo para entender as maiores necessidade dos usuários que buscam atendimento na Farmácia Contêiner e assim ampliarmos e melhorarmos a assistência prestada pelo serviço. Os resultados do estudo refletirão em melhorias que faremos e implantação de um novo tipo de assistência ainda no começo do próximo ano”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.
Para ser atendido na Farmácia Contêiner o usuário deve apresentar no serviço a receita médica do SUS, um documento pessoal com foto e comprovante de residência. A unidade funciona nos três turnos, das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira e, está localizada na Avenida Sérgio Guerra, nº 148, no bairro dos Bancários, em frente ao Centro de Práticas Integrativas e Complementares à Saúde (PICS) Equilíbrio do Ser.
“Apesar de realizar a dispensação de itens básicos, a farmácia funciona com um horário diferenciado para atender, principalmente, aos cidadãos que não têm a possibilidade de receber remédios e insumos no horário de atendimento das farmácias das Unidades de Saúde da Família (USF), além de suprir a necessidade das pessoas com receitas prescritas por médicos das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e hospitais municipais”, destaca o secretário de Saúde da Capital.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Ivomar Gomes