Paraíba

É ouvindo que se faz uma gestão melhor, diz presidente do TJPB , ao encerrar agenda de reuniões em Patos

“É ouvindo que fazemos uma gestão melhor”. Essas foram as palavras do presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador João Benedito da Silva, ao encerrar, nesta sexta-feira (29), dois dias de reuniões com juízes(as), servidores(as), chefes de Cartório, assessores(as) e gerentes de fóruns da 3ª Circunscrição do Estado, no Sertão. O encontro, que iniciou nessa quinta-feira (28), ocorreu no Fórum ‘Miguel Sátyro’, da Comarca de Patos.

Os juízes(as) e demais servidores(as) participantes foram das unidades judiciais de Água Branca, Coremas, Itaporanga, Juazeirinho, Piancó, Princesa Isabel, Santa Luzia, São José de Piranhas, Taperoá e Teixeira. A Comarca de Patos é a sede da 3ª Circunscrição. Os primeiros encontros ocorreram nas sedes de Cajazeiras (5ª), e Sousa (4ª).

Acompanhado da equipe administrativa da Corte, composta pelos diretores(as) e gerentes, o desembargador-presidente se colocou à disposição para tirar dúvidas, ouvir demandas, discutir soluções com os juízes(as) e servidores(as) para que a prestação jurisdicional seja cada vez mais eficiente e célere no Estado. “O objetivo é descentralizar a administração, ao mesmo tempo, passar a nossa mensagem e a nossa pretensão da gestão do Tribunal de Justiça junto a essas pessoas”, disse o presidente.

O desembargador João Benedito ressaltou, ainda, que essas reuniões estão trazendo resultados positivos, bem como busca que essa interação entre os servidores e o Tribunal seja mais eficiente. “O resultado sempre é positivo, e é positivo no sentido de que os servidores ficam melhor informados do que a Administração está fazendo e pretende fazer no Judiciário estadual”, afirmou o desembargador-presidente.

Nesta mesma linha, o juiz auxiliar da Presidência, Fábio José de Oliveira, destacou que o resultado dessas reuniões está sendo enorme. “É neste momento que o Tribunal de Justiça tem condições de conhecer mais diretamente os problemas da região, ouvindo as propostas e soluções, e o resultado está sendo fantástico, porque estamos tendo a oportunidade de manter contato com os servidores e magistrados e fazer um mapeamento de quais são as reais necessidades, não só daqui da sede em Patos, mas de toda a região”, disse.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, ressaltou que esse modelo de gestão traz a valorização de todos. “Essa é a visão moderna do Judiciário, sempre ter o pensamento coletivo já que o Judiciário se faz com todos”, assegurou Beltrão. A gerente do Fórum de Patos, Maria Selene Nascimento Pereira, observou que a presença do desembargador João Benedito, com sua comitiva, oportunizou aos gerentes e servidores(as) da 3ª Circunscrição o diálogo sobre temas relevantes para a execução dos serviços, sobre demandas e dificuldades enfrentadas no dia a dia.

Já o analista judiciário Artêmio Frederico Vital Justiniano, assessor do Gabinete da 7° Vara, destacou que essas reuniões representam a mais pura constatação de uma gestão comprometida com o atendimento das mais variadas demandas dos membros da magistratura e dos servidores, sem qualquer distinção. “Por muito tempo, notadamente, os servidores se ressentiam de uma proximidade maior da direção do Tribunal, o que dificultava a solução de problemas mais acurados e específicos. Percebeu-se nessa visita que os diretores e gerentes colocaram à inteira disposição os serviços de suas pastas, demonstrando serem bastante solícitos e sensíveis às questões apresentadas”, ressaltou o servidor.

Ainda no Fórum, o presidente do TJPB esteve reunido com o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Patos, Fred Igor. O advogado parabenizou o desembargador-presidente pelo ato de trazer ao Sertão toda estrutura administrativa da Corte. “É uma satisfação e honra ter a administração do Poder Judiciário instalada na Comarca de Patos, e a sensibilidade do desembargador João Benedito de estar aqui presente, com sua equipe administrativa, juízes e demais servidores que compõem essa Casa da Justiça, uma casa que oferece a justiça à sociedade sertaneja”, disse.

Nas reuniões, o presidente do TJPB esteve acompanhado dos desembargadores Carlos Beltrão e Fred Coutinho; da equipe administrativa composta pelos(as) juízes(as) auxiliares da Presidência, Fábio Araújo, Michelini Jatobá e Lua Yamaoka; do juiz auxiliar da vice-presidência, Ely Jorge; e dos diretores(as) Robson de Lima Cananéa (Especial), Gisele Alves Barros Souza (Administrativo), Einstein Roosevelt Leite (Gestão de Pessoas) e Thiago Bruno Nogueira Alves (Jurídico). Os gerentes Ronald Cavalcanti (Finanças e Contabilidade) e Marconi Edson (PJe), representaram os diretores Izabel Izidoro (Economia e Finanças) e Ney Robson Medeiros (Tecnologia da Informação). Também presentes pela Corregedoria-Geral de Justiça os juízes-corregedores(as) Carlos Neves, Aparecida Sarmento Gadelha e Antônio Carneiro, e o diretor-geral da CGJ, Damião Alves.

Já os(as) gerentes que acompanharam o presidente foram: Ana Caroline Leal de Vasconcelos (Projetos e Gestão Estratégica), Valéria Beltrão (Qualidade de Vida), Marieta Tavares (Arquitetura), Walquíria Maria (Comunicação), Cassandra Lustosa (Cerimonial), Lúcia Bezerra (Patrimônio), Júlio Paiva (Sistema de TI), Pablo Viana (Gestão Operacional de Suprimentos de Fundos), Fábio Rodrigues (Infraestrutura de TI), além do assessor militar da Presidência, Álvaro Cavalcante Filho. A gerente de Apoio Operacional Liana Urquiza foi representada pela servidora Fátima Gersiane.

Por Marcus Vinícius