Destaques

Dia Nacional dos Ostomizados: 240 pacientes são acompanhados em Campina Grande

Os pacientes são atendidos no Centro Especializado em Reabilitação (CER), em Bodocongó. Eles recebem a bolsa de ostomia e os insumos necessários para limpeza e manutenção da bolsa e são avaliados periodicamente. O Município atende pacientes de 42 cidades diferentes. Os pacientes ostomizados podem viver normalmente, com qualidade de vida e bem-estar, necessitando apenas de cuidados adicionais.

As pessoas com indicação médica podem procurar o CER, que fica na Rua Luís Mota, S/N – Bodocongó, para realizar um cadastramento e passaram a receber os insumos. São necessários um laudo médico; certidão de nascimento ou RG; CPF, comprovante de residência; cartão do SUS e telefone pra contato. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. O telefone do CER, para retirar dúvidas, é o 3077-1060.

Além dos ostomizados, o CER também disponibiliza sondas para pacientes com bexiga neurogênica, condição que decorre por lesão da medula espinhal, acidente vascular cerebral ou alguma outra causa. Neste caso, é necessário apresentar laudo de urologista informando a necessidade do número de sondas por mês. A sonda ofertada é a de cateter intermitente (speedicath), que é melhor para o paciente e não faz uso de xilocaína.

Codecom