Destaques

Centro de Diagnóstico por Imagem do Hospital do Servidor disponibiliza atendimento 24h

O Hospital do Servidor General Edson Ramalho (HSGER), unidade estadual gerenciada pela Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde), na Capital, oferta, diariamente, diversos serviços à população atendida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Entre eles, procedimentos que são realizados no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI): raio-x, tomografia, endoscopia, colonoscopia e ultrassom.

A procura por esses exames ocorre por regulação, através da Unidade de Saúde da Família (USF), ou encaminhamento pelo médico do próprio hospital, na urgência, após atendimento e avaliação do quadro clínico.

Segundo a coordenadora do CDI, Aparecida Gambarra, os serviços funcionam 24h. Neste mês, a realização de ultrassom passou de 381 para quase 600 atendimentos; a tomografia foi de 556 a aproximadamente 700 e o raio-x de 859 a praticamente mil.

Além de humanizar o atendimento, os serviços trazem agilidade e precisão ao diagnóstico. “O fluxo dos procedimentos mudou e, de maneira geral, houve uma ampliação nos atendimentos oferecidos pelo hospital”, pontuou a coordenadora.

Cícero Ludgero, diretor hospitalar, afirma que a unidade deu um grande passo na melhoria dos serviços, ampliando enfermarias, leitos cirúrgicos e procedimentos. “Implantamos o radiologista 24h por dia no Centro de Imagens; no planejamento familiar, zeramos as filas de cirurgia para vasectomia e laqueadura; inserimos o setor de Farmácia Clínica, isso tudo, para mostrar que o Governo da Paraíba está empenhado na melhoria contínua da saúde da população”, destacou o diretor.