De acordo com o superintendente da Sudema, Marcelo Cavalcanti, intensificar as ações da autarquia no campo da educação é fundamental nos meses de verão.
“Realizamos esse tipo de ação ao longo do ano, mas elas se tornam ainda mais importantes neste momento em que as pessoas estão de férias e as praias ficam lotadas de turistas. Nosso objetivo é sensibilizar a população, para que esses momentos de lazer não prejudiquem o meio ambiente”, comentou. Após a capacitação, já na sexta-feira (8), as abordagens terão início em João Pessoa.
Nas últimas semanas, a Sudema intensificou suas ações de fiscalização e educação ambiental junto às unidades de conservação marinhas, que englobam pontos como Areia Vermelha, Picãozinho e as piscinas naturais do Seixas. “São espaços que terão uma atenção especial ao longo do Praia Limpa, em razão do elevado fluxo de banhistas”, pontuou a coordenadora de Educação Ambiental da Sudema, Taciana Cirilo.
O Praia Limpa promove educação ambiental nas praias paraibanas, incluindo ações de conscientização voltadas aos banhistas e proprietários de bares e restaurantes de toda a costa do estado. A capacitação realizada no início de cada edição tem por objetivo instruir os profissionais para as ações, que envolvem distribuição de sacolas biodegradáveis, mutirões de limpeza, orientações sobre o descarte correto do óleo, blitz ecológica, orientações sobre a proibição de canudos plásticos e outras práticas educativas ambientais.
A relação dos municípios que receberão as equipes está disponível abaixo. Nas redes sociais da Sudema serão divulgadas, semana a semana, as praias que serão visitadas.
08/12 – João Pessoa
09/12 – Conde
16/12 – Cabedelo
06/01 – Mataraca
13/01 – Baía da Traição
20/01 – Marcação
27/01 – Lucena
03/02 – Pitimbu/Rio Tinto