A Campanha deste ano convoca população em geral a apoiar a amamentação ajudando mães e pais trabalhadores.
A Campanha Agosto Dourado começa nesta terça-feira, 1, com a abertura da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM). A abertura acontece às 16h no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), que é a maior maternidade da Paraíba.
Na abertura haverá apresentação musical, a introdução da campanha, orientações sobre amamentação e a premiação das três maiores doadoras de leite materno do Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro, o BLH do ISEA.
A Lei Municipal nº 8.063/2021 referenda o Agosto Dourado em Campina Grande. Desde o ano passado, foram criados dois pontos de Cantinho da Amamentação, no Parque da Criança e na escadaria do São José.
Campanha – A campanha, neste ano, convoca a população a apoiar a amamentação ajudando mães e pais trabalhadores. O símbolo do movimento em Campina Grande leva o laço amarelo, marca do Agosto Dourado, e a Catadora de Algodão do monumento “Tropeiros da Borborema”, que representa uma mulher campinense trabalhadora e que, plasticamente, no seu movimento de catar algodão remonta ao gesto das mulheres que amamentam seus filhos nos braços.
O tema está alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável com a área temática 4, que prevê que todas as mulheres inseridas nos locais de trabalho prossigam sem interrupções de suas consultas durante o pré-natal e que após o nascimento, estas mulheres possam ter garantias dos seus direitos, a exemplo da licença-maternidade, benefício que contempla mães e pais.
“No entanto, ainda é um grande desafio proteger a amamentação de mães e pais que estão no mercado informal assim como aqueles que estão à sombra do desemprego. O aleitamento materno é uma responsabilidade de toda sociedade e que tem seu alicerce nas Políticas Públicas. Precisamos nos responsabilizar como profissionais, agentes públicos e sociedade civil para o planejamento e execução de ações para dar voz às mulheres, pais e às crianças, sujeitos de direitos, à garantia do aleitamento materno, prática de direito e ato político”, explicou a coordenadora municipal da Rede de Saúde Materna e Infantil, Laudeci Brito.
Programação – Durante toda a semana e no decorrer do mês, várias ações serão realizadas nos hospitais e maternidades da Rede Cegonha. O tradicional Mamaço acontece na próxima sexta-feira, das 8h às 12h. No dia 22 de agosto haverá oficina de shantala e banho no balde com os bebês do ISEA. E o encerramento acontece em 30 de agosto com a assinatura do termo de compromisso institucional entre as maternidades para alcance de metas e ações da amamentação.
BLH – Uma das principais formas de apoiar a campanha é doando leite humano ao BLH. As mães com leite em excesso podem fazer a doação diretamente no banco, que fica no ISEA, ou podem fazer a doação de casa mesmo, já que a equipe faz a coleta em domicílio. O leite é usado para amamentar recém-nascidos internados nas UTIs neonatais da cidade.
Além disso, a população em geral pode ajudar doando potes de vidro de 350ml a 500ml com tampas plásticas, pois as tampas de metal oxidam e contaminam o leite, tendo que ser descartado. Os recipientes são utilizados para armazenar o leite.
O BLH Dr. Virgílio Brasileiro já recebeu quatro vezes a certificação padrão ouro da Rede Íbero-Americana de Bancos de Leite Humano. O telefone do BLH é o 3065-8185 e através dele é possível realizar o agendamento para a coleta domiciliar ou na maternidade, além de tirar dúvidas e receber a suplementação de leite, no caso das mães cujos filhos precisam de mais leite materno do que elas podem produzir.
Codecom