Primeira divulgação da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC) aconteceu em 16/11 e a da Pesquisa de Estabilidade Financeira (PEF) está prevista para 30/11. Publicação das informações faz parte da ampliação da transparência das ações do BC.
O Banco Central passará a divulgar trimestralmente relatórios referentes à Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC) e à Pesquisa de Estabilidade Financeira (PEF). O relatório da PTC deve ser divulgado às 14h30 da quinta-feira da semana anterior à reunião do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef), e o relatório da PEF, às 14h30 da quinta-feira da semana posterior. A primeira divulgação da Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito (PTC) aconteceu em 16/11 e a da Pesquisa de Estabilidade Financeira (PEF) está prevista para 30/11.
A publicação desses relatórios insere-se no esforço do BC de ampliar a transparência das suas ações, em linha com a dimensão Transparência da Agenda BC#.
“As duas pesquisas têm por objetivo subsidiar as decisões do Comef. A PTC visa dar para a diretoria do BC uma melhor compreensão da dinâmica do crédito, captando a percepção das instituições financeiras sobre os diferentes fatores que afetam a demanda e a oferta de crédito e sobre a evolução futura do crédito. Funciona, assim, como complemento aos dados agregados mais comuns sobre a evolução do crédito bancário, tais como saldos, volume de concessões e taxas de juros. A PEF, por sua vez, busca complementar as análises de supervisão do BC sobre as condições de estabilidade financeira, captando a percepção das instituições sobre os principais riscos prospectivos, auxiliando, assim, no monitoramento do sistema financeiro e na formulação de ações preventivas”, comenta Sérgio Mikio, chefe adjunto do Departamento de Estudos e Pesquisas do Banco Central
Pesquisa Trimestral de Condições de Crédito
A PTC procura captar as tendências do mercado de crédito bancário a partir das percepções das principais instituições financeiras. As instituições são agrupadas em quatro segmentos de crédito: Pessoa Física – crédito para consumo e Crédito habitacional; e Pessoa Jurídica – micro, pequenas e médias empresas (MPME) e grandes empresas. Os respondentes avaliam as condições de oferta e demanda de crédito, incluindo seus principais fatores, observadas no último trimestre e as expectativas para o trimestre seguinte. Algumas de suas séries são publicadas no sítio do Banco Central, no Sistema Gerenciador de Séries Temporais (SGS).
Pesquisa de Estabilidade Financeira
Por sua vez, a PEF tem por objetivo captar a percepção das instituições financeiras sobre a estabilidade do Sistema Financeiro Nacional (SFN) em várias dimensões, incluindo riscos prospectivos, confiança na estabilidade e avaliação sobre os ciclos econômico e financeiro. Desde o final de 2022, a sondagem passou a incorporar, além das instituições reguladas pelo BC, as reguladas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) e pela Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc). Os resultados da pesquisa são analisados com mais detalhe no Relatório de Estabilidade Financeira (REF).
Ambas as pesquisas são conduzidas por meio de questionário enviado trimestralmente desde 2011, muito similar ao realizado por outros bancos centrais. Os seus principais resultados são apresentados nas reuniões do Comitê de Estabilidade Financeira (Comef) e servem de subsídios a decisões da Diretoria Colegiada.
Divulgação da Pesquisa de Estabilidade Financeira
Dia: 30/11/2023
Horário: 14h30