O site oficial do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST) noticiou a informação sobre a ocupação de duas fazendas na Paraíba, na madrugada desta terça-feira (10). Uma delas chama mais atenção por pertencer à família do senador José Maranhão (MDB), classificado pelos líderes da ocupação como “golpista”. A assessoria do parlamentar está contatando o administrador da propriedade ‘Volta’, localizada no município de Tacima, que fica a 147 quilômetros de João Pessoa, a fim de coletar mais informações sobre a invasão.

Consta no tweets do MST a seguinte frase: “Iniciou-se nesta madrugada (10) a jornada Nacional de Lutas Pela Reforma Agrária na Paraíba. Duas fazendas foram ocupadas no estado. Uma delas pertence ao senador golpista Zé Maranhão (MDB)”. Estimativas do movimento apontam que 200 famílias ocuparam as terras de propriedade do paraibano.

Uma segunda fazenda, na cidade de Cruz do Espírito Santo, situada na região metropolitana de João Pessoa, também foi ocupada pelo MST nesta terça-feira. As terras pertencem a uma usina produtora de cana-de-açúcar, e foi ocupada por 250 famílias.

 

Em nota divulgada pelo movimento, as ocupações integram o calendário da Jornada Nacional de Lutas Pela Reforma Agrária, que além de rememorar os 22 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, denuncia a paralisação da reforma agrária e a criminalização dos movimentos sociais. A liberdade do ex-presidente Lula, preso no sábado (7) após as investigações da Operação Lava-Jato, também faz parte do protesto do MST.

Blog do Gordinho

Comments are closed.